A ABMasto é uma associação honorífica, humanística e científica. A aprovação de um membro para Academia deve ser sempre uma honra e um compromisso de dedicação plena.
O destino das Academias, segundo o Professor Omar da Rosa Santos – professor notável e membro da Academia Nacional de Medicina-, é o de agregar indivíduos, que, no desenvolvimento de sua fé; na interiorização dos seus conhecimentos; na ascese dos seus espíritos; pelo esforço na aquisição da sabedoria; nas suas práticas quotidianas e no melhor de suas ações, procurem atingir a unidade do ser, do conhecer, do agir (refletidamente), num voto perene e sereno de consagração”.
São objetivos principais da ABMasto o memorialismo, preservando e divulgando a história da Mastologia no país, com ênfase nos profissionais pioneiros ou mais destacados e nos serviços especializados; homenagear a memória de grandes vultos que se destacaram na Mastologia e comemorar efemérides e feitos relevantes da Medicina e da Mastologia; contribuir para o aprimoramento do exercício da Mastologia, em especial de seu lado humanístico, ético, científico, cultural e inovador, como um grande panteão desta especialidade médica; promover e incentivar movimentos de fins educativos e culturais de caráter informativo, relacionados, direta ou indiretamente, com a profissão médica; atuar junto às autoridades oficiais competentes e delas solicitar providências em benefício da saúde pública, do ensino médico, do exercício profissional e do rigor ético nas pesquisas científicas; velar pela obediência aos preceitos da Deontologia, da Diceologia e da Epistemologia na esfera da Mastologia; promover convênios e parcerias com outras associações médicas e científicas afins, públicas ou privadas, que queiram fazer valer os objetivos deste Estatuto.
Nesses momentos difíceis para a humanidade estamos inaugurando a Academia Brasileira de Mastologia. Certamente, deveríamos estar envolvidos em muito júbilo e muitas alegrias. Quando começamos a fazer as primeiras reuniões para planejar o seu nascimento, pensávamos que um ano depois a pandemia pelo coronavírus (COVID-19) estaria sob controle, com uma significativa redução do número de casos novos, término ou diminuição
notória da mortalidade. Voltando a população do planeta a viver e transitar normalmente por ruas, locais de trabalho e lazer como acostumada desde sempre. Pensávamos em fazer uma festa de inauguração com muita pompa e circunstância. No entanto, a situação não mudou como pensávamos e vamos ter de fazer a diplomação e imposição do colar da Academia à distância – on line. Serão empossados conspícuos membros, mastologistas ilustres e notório saber e acreditamos na presença de autoridades e assistência considerável.
Independente de credo, raça ou religião, cada um com sua fé, acreditamos que conseguiremos os nossos objetivos e que a pandemia terminará da mesma forma rápida e silenciosa como começou. A humanidade voltará ao seu cotidiano com muita força, realizações e alegrias. E nós, ilustres confrades e confreiras, construiremos importante e nobr
e Academia que conseguirá alcançar os seus desígnios.
Carlos Ricardo Chagas